O interesse por vídeos é um ponto em comum de quase todo mundo. O Youtube é o segundo site mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do próprio Google, que é o proprietário da plataforma. São 1 bilhão de horas de vídeo assistidos por dia e quase 2 bilhões de usuários ativos todos os meses, isso equivale a um terço de todos os usuários da internet. 

Diante de números tão expressivos e impressionantes, dizer que você pode ganhar engajamento para o seu negócio com vídeos no Youtube é como “chover no molhado”, ou seja não há nada de novo. 

Mas não é tão simples quanto parece. Para alcançar bons resultados é necessário oferecer vídeos de qualidade, no que diz respeito a conteúdo, áudio, resolução, etc. Pensando nisso, separamos algumas técnicas de gravação, edição e estratégias para conteúdos de qualidade.

Equipamento

  • Câmera: escolher bons equipamentos para gravar seus vídeos é importantíssimo. É recomendado que o dispositivo usado para gravar, seja ele uma câmera ou um celular, grave em HD e tenha entrada para um microfone externo. 
  • Microfone: a maioria das câmeras já possui um microfone embutido, porém a qualidade do áudio nem sempre fica agradável. Sendo assim, usar um microfone externo vai ajudar a captar melhor o áudio e resolver esse problema. Escolha um de acordo com o tipo de vídeo que irá produzir. Pode ser o de lapela, aquele que é fixado na roupa de quem está falando, ou o direcional, que fica solto e pode ser direcionado para qualquer lugar, ou ainda o gravador portátil, que grava o áudio separadamente e depois é sincronizado com o vídeo na edição.
  • Suporte para câmera: é interessante também possuir um suporte para o gravador com o fim de estabilizar o seu vídeo. O que se usa na maioria das vezes são os tripés reguláveis.
  • Iluminação: a iluminação é uma das partes mais importantes do seu vídeo, ela afeta diretamente na qualidade da imagem. A melhor luz para gravar é a luz natural, do sol, até porque é de graça! (rsrs…). Porém, quando não se tem essa iluminação natural disponível, você pode usar alguns equipamentos para deixar o seu vídeo mais claro, como por exemplo: luzes de led; softbox; difusor; rebatedor; etc. (Veja mais sobre iluminação para vídeos).

Roteiro e conteúdo

Agora que você já tem os equipamentos que precisa, faça um planejamento para os seus vídeos. 

  • Defina sobre quais conteúdos você irá abordar. Conteúdo relevante e que você domina é sempre melhor aceito.
  • Faça um roteiro do que vai falar durante a gravação para não ficar perdido.
  • Procure por vídeos relacionados ao que você vai falar para aguçar suas ideias.
  • Seja criativo e inovador. 
  • Treine suas falas para não ter que voltar toda hora e gravar de novo. 
  • Procure falar sobre o que você domina, assim você conseguirá agir mais naturalmente na frente da câmera.

Hora de gravar

Conteúdo definido e roteiro concluído, chegou a hora de gravar!

Posicione o seus equipamentos nos devidos lugares e organize o seu cenário. Confira a iluminação, teste a qualidade do áudio e observe o enquadramento do seu vídeo.

Sobre o enquadramento, é a posição em que cada elemento do vídeo vai ficar dentro da tela. Você pode escolher algumas opções de enquadramento:

PG (Plano geral): a câmera se afasta do objeto, mostrando o corpo inteiro e o cenário completo;

PA (Plano americano): a pessoa é enquadrada do joelho para cima;

PM (Plano médio): a pessoa é enquadrada da cintura para cima;

PP (Primeiro plano): muito utilizado por youtubers, enquadramento do peito para cima;

(PPP) Primeiríssimo plano: apenas a cabeça é enquadrada, com foco no rosto.

Edição

Depois de todo o processo de gravação, chegou a hora de editar o seu vídeo. Essa parte é essencial para o seu resultado. Transfira todo o material gravado para um editor de vídeo de sua preferência e comece o trabalho.  (Melhores editores de vídeo gratuitos para Windows)

Esse é o momento de cortar as partes indesejadas, adicionar transições, legendas, títulos, filtros e fazer os outros ajustes. Uma dica extra é que coloque trilha sonora no seu vídeo, para evitar momentos de silêncio e também para ajudar na mensagem que você quer passar. Para isso escolha uma música que tenha a ver com o seu conteúdo.

Exportando para o Youtube

Após editado e salvo com a melhor qualidade, você já pode colocar o seu vídeo no Youtube. Coloque um título chamativo e acima de tudo verdadeiro, que realmente condiz com o conteúdo apresentado. 

Não esqueça de copiar o link do seu vídeo depois de postado e compartilhar em todas as suas redes sociais para aumentar ainda mais o seu engajamento! 

Conclusão

Produzir vídeos de qualidade talvez não seja tão simples, mas garantimos que é extremamente eficiente. Além de te diferenciar de muitos outros, tudo isso resulta em geração de autoridade, conquista de confiança do público, melhora da imagem pessoal e profissional e consequentemente engajamento para o seu negócio. 

Que começar a gravar e produzir seus vídeos de uma maneira mais profissional e eficiente para o seu negócio?!

Veja também:

COMO PRODUZIR CONTEÚDO DE ADVOCACIA PARA AS REDES SOCIAIS
PERSONAL BRANDING: COMO TRABALHAR SUA MARCA PESSOAL

Leave a Reply

Your email address will not be published.